top of page

PROJETO  

Aplicações

Você já se deu conta como o vidro está presente em nosso dia-a-dia? Ele está presente nas embalagens, nos utensílios domésticos, nos automóveis e em nossas casas e escritórios. O vidro é um material versátil e pode ter inúmeras aplicações:

 

  • Construção Civil

    Para conseguir um ambiente exclusivo e moderno, o vidro vem sendo utilizado cada vez mais na construção civil: em coberturas, fachadas, guarda-corpos, escada, muro de vidro, piso, sacada, porta e janelas, entre outros.

    veja mais!

  • Vidro Lapidado ou Bisotado

    Para a mai­oria das apli­ca­ções, os vi­dros float, im­pressos ou es­pe­lhos pre­cisam re­ceber tra­ta­mento de bordas para que não causem fe­ri­mentos e para que ga­nhem maior re­sis­tência, evi­tando os sur­gi­mentos de trincas. Bi­se­lado e bi­sote corte ob­tuso, na ver­dade o efeito não é pro­du­zido através do corte, mas sim pela la­pi­dação e po­li­mento da su­per­fície do vidro por meios de ma­quinas es­pe­ciais e re­bolos di­a­man­tados.

  • Vidro Serigrafado

    No pro­cesso de se­ri­grafia do vidro é feita a apli­cação de uma tinta vi­tri­fi­cada (es­malte ce­râ­mico) no vidro comum, in­color ou co­lo­rido na massa. Em se­guida esse vidro passa por um forno de têm­pera onde os pig­mentos ce­râ­micos passam a fazer parte dele. Ao final do pro­cesso, obtém-se um vidro tem­pe­rado com tex­tura ex­tre­ma­mente re­sis­tente, in­clu­sive ao atrito com me­tais pon­ti­a­gudos.

  • Vidro Laminados de Temperados

    Com as exi­gên­cias da ar­qui­te­tura mo­derna de uti­lizar o vidro como ele­mento de es­tru­tura, como pa­vi­mentos, pi­lares e vigas, o la­mi­nado de tem­pe­rados está ga­nhando grande im­por­tância. A la­mi­nação de duas ou mais chapas de vidro tem­pe­rado per­mite unir as qua­li­dades desses dois tipos de vi­dros de se­gu­rança.

  • Vidro Colorido

    Além da apli­cação ar­te­sanal de tintas es­pe­ciais para vi­dros e do pro­cesso de se­ri­grafia, existem três formas de pro­dução in­dus­trial de vidro co­lo­rido: apli­cação de adi­tivos na massa; de­po­sição de ca­mada re­fle­tiva; la­mi­nação de pe­lí­cula plás­tica co­lo­rida. Os vi­dros im­pressos e float co­lo­ridos na massa dis­tin­guem-se dos in­co­lores pelo fato de adi­tivos mi­ne­rais serem in­cor­po­rados em suas com­po­si­ções, con­fe­rindo-lhes de um lado co­lo­ração e de outro pro­por­ci­o­nando-lhes o poder de barrar um mí­nimo de ra­di­ação solar.São pro­du­zidos nas cores fumê (cinza), bronze, verde e azul.

  • Vidro Jateado

    A téc­nica de ja­tear vi­dros é an­tiga e já passou por di­versas evo­lu­ções. Atu­al­mente é feita em ca­bine fe­chada,sem con­tato com o ar­tista.Não existe mais a uti­li­zação da areia,mas de pós abra­sivos mais efi­ci­entes e menos tó­xicos.

  • Vidro Temperado

    O vidro tem­pe­rado é ob­tido pela pas­sagem do vidro comum por um forno de têm­pera ho­ri­zontal ou ver­tical. É con­si­de­rado vidro de se­gu­rança porque evita a ocor­rência de aci­dentes graves. Em caso de quebra, seja qual for o am­bi­ente, o vidro se frag­menta em pe­quenos pe­daços de bordas pouco cor­tantes, mi­ni­mi­zando o risco de fe­ri­mento pro­fundo.

  • Vidro Laminado

    O vidro la­mi­nado é o pro­duto ade­quado para di­versas apli­ca­ções, como co­ber­turas, fa­chadas, sa­cadas, guarda-corpos, portas, ja­nelas, di­vi­só­rias, vi­trines, pisos e ou­tros, pois em caso de quebra, os cacos ficam presos na pe­lí­cula de PVB, evi­tando fe­ri­mentos e man­tendo a área fe­chada até que a subs­ti­tuição do vidro seja re­a­li­zada.

  • Vidro Acidado

    Vidros trabalhados a ácido oferecem diversas opções estéticas para arquitetos e decoradores. Combinam a leveza do vidro com a sutileza da translucidez, dando um toque de nobreza ao design de móveis e à decoração dos mais diversos ambientes.

bottom of page